Congelamento de embriões é seguro?

A  indução ovariana controlada passou a ser realizada de acordo com as necessidades da paciente ou do casal que realizará  procedimentos de reprodução humana. Na fertilização in vitro, o recrutamento de uma boa quantidade de oócitos traz mais chances ao casal.  Isso porque uma boa quantidade de oócitos maduros recuperados no dia da aspiração folicular pode gerar mais embriões, podendo ter a possibilidade de congelar os sobressalentes após a transferência embrionária.

Hoje as clínicas especializadas podem oferecer uma taxa de gravidez de 25% a 60% dependo da causa da infertilidade e  da idade dos pacientes. Então a oportunidade de fazer um novo ciclo com as mesmas taxas de gravidez, sem que o casal faça tudo novamente, ou seja toda a indução ovariana (injeções) e aspiração folicular (microcirurgias), se torna uma facilidade para quem já recebeu o beta negativo ou para quem não conseguiu deixar adequado o útero (endométrio) para a possível implantação.

Pode ser que nem todos os embriões poderão ser congelados. Isso dependerá da qualidade em que eles se encontram, afinal os melhores já foram escolhidos para a primeira transferência.

Geralmente os embriões são congelados no DIA 3 ou DIA 5, que são os dias em que ocorrem as tranferências normalmente.

Se o casal for realizar um novo ciclo com os embriões congelados, a mulher realizará um tratamento para crescer seu endométrio, atráves de hormônios (Estradiol e Progesterona). Após a menstruação, o preparo endometrial levará mais ou menos  de 15-17 dias.

Quando o endométrio estiver trilaminar, ou seja,  pronto para a recepção do embrião, o laboratório é avisado e ocorre o descongelamento do embrião, sendo assim marcada a tranferência embrionária.

Alguns embriões podem não sobreviver ao descongelamento, podendo indicar uma fragilidade maior de um embrião que  não se desenvolveria mais.

O embrião pode ser transferido depois de duas horas do descongelamento ou mantido em cultura para tranferência no  DIA 4 ou DIA 5. Dependendo do caso, a melhor opção será determinada.

Os resultados são bastante positivos. As taxas de gravidez são parecidas com a de um ciclo a fresco, podem ser até 10% a menos, dependendo da qualidade do endométrio e embrião.

Os trabalhos mostram nascimentos de crianças normais.

Com os diversos estudos nessa área, os protocolos de congelamento vem melhorando a cada vez mais. Dois tipos de congelamento são protocolos dentro de um laboratório de fertilização in vitro: o Congelamento Lento e a Vitrificação.  Ambos possuem crioprotetores que protegem as organelas celulares e impedem a formação de cristais de gelo dentro da célula. A vitrificação hoje em dia é a mais utilizada por sua alta taxa de sobrevivência dos blastômeros (Células dos Embriões).

Significados:

– Endométrio: Camada interna do útero.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Congelamento de embriões é seguro?

  1. Pingback: Indução Ovariana para FIV/ICSI (Primeira Parte) « Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida para Pacientes

  2. Pingback: Indução Ovariana para FIV/ICSI (Segunda Parte) « Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida para Pacientes

  3. Pingback: Hiperestimulo Ovariano, o que fazer? « Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida para Pacientes

  4. Gostaria de saber se o estrogenio usado para preparar o endometrio pode causar mesmo malformação no bb e em qual dosagem?Estou usando alem da progesterona,6mgde prymogina ao dia e 4jatos de estreva gel 2x ao dia é muito estrogenio? Fiz uma tec 2 blastocistos.

    • Olá Erika, desculpe a demora!!
      O estrógeno pela bula da medicação pode causar sim malformações no bebê, por isso os médicos suspendem depois que sai o beta-HCG. É importante para o crescimento do endométrico (camada interno do útero) a indução por estrogênio, natural ou induzido, para a implantação e nutrição do futuro feto, mas é logo interrompido com a gravidez. O resultado já deve ter saído não é….boa sorte!!!! Abraços

  5. Boa tarde eu fiz 19 ovulos poçao dia 26/08/2016 e 8 fertelizaram no dia 27/08/2015 e no dia 28 4 foram escolhidos grupo1 e dois foram colocados. Foi bem feita e rapida a introduçao. Tenho uma filha de 7 anos sou bem fertil os espermas percorreram sozinhos. Todas vezes que quero ir a casa doi a bexiga fica cheia sera mal para a continuacao do crescomemto?

  6. Logo que termeninei a introducao fiquei la 10 a 20 minutos quieta logo de seguida fui a casa de banho mais de tres vezes sera mal? Andei ate ao carro do carro ate ao hotel, sentei e levantei so depois é dormi bem assim prejudicou alguma coisa?

    • Olá Petra,
      Não há problema algum. Se tiver fazendo muito força para ir ao banheiro pode comer mais ameixas ou pastas naturais para ajuda-lá. Medicações como a progesterona podem causar desconfortos intestinais.
      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s