Transferência Embrionária

No dia seguinte ao ICSI, o casal é avisado da fertilização dos embriões e dia possível da transferência. Então o contado do laboratório com o casal é essencial, mas ainda não decisiva.

A fertilização do oócito e o espermatozóide é o primeiro passo para a formação de um embrião. Um óocito está maduro quando o mesmo se encontra parado na metáfase da segunda divisão meiótica, ou seja, a continuidade dessa divisão só se torna possível quando o espermatozóide entra nesse oócito, estimulando ele a completar essa divisão.

Dizer que um oócito maduro é um oócito de excelente qualidade não é a realidade dentro dos laboratórios de reprodução, por isso existem diversos estudos para se descobrir um fator que demonstre a qualidade oocitária, e que se torne real para se trabalhar no dia-dia. Hoje em dia ainda a qualidade é escolhida pela morfologia em ambos os gametas (oócito e espermatozóide).

Após o ICSI esse possível embrião ficará em uma placa com meio de cultura suplementado em uma temperatura de 37 graus Celsius numa atmosfera de 5-6% CO2 ou numa atmosfera Trigás (Co2/N/O2). (Imagem Topfiv)

Quando a meiose é terminada, o núcleo do oócito se torna o pronúcleo feminino e o núcleo do espermatozóide, localizado na cabeça do mesmo torna-se o pronúcleo masculino. A partir da formação dessas duas estruturas de fertilização, o embrião torna-se capaz de se dividir até o parto. A verificação da fertilização pelos embriologistas ocorre de 16-18horas após a injeção do espermatozóide.

Dependendo do meio de cultura utilizado dentro do laboratório esses embriões então serão ou não transferidos a um meio de cultura novo. Alguns meios de cultura mantém bem os embriões por 3 dias, sem que eles sejam trocados, só a partir do terceiro dia.

Após 24 horas ocorre a primeira divisão celular ou seja a divisão  do embrião em duas células.

A escolha do dia da transferência dependerá  da qualidade do desenvolvimento embrionário, podendo ser realizada em 48 (dia 2)-72 (dia 3)-96 (dia 4) e 120 (dia 5)  horas após a injeção. A maioria dos centros tranferem os embriões com 48-72 horas,  sem haver diferenças nas taxas de gravidez se o embrião no dia dois estiver com 4 células grau 1 ou A e no dia 3 com oito células grau 1 ou A.

Para a tranferência não há nescessidade de sedação com na punção, só em caso de muita dor pela paciente. A tranferência é feita com um catéter maleável, e observada por ultrasom para que o médico tenha certeza de que o endométrio não foi danificado e que os embriões serão colocados no fundo do útero, lugar aonde o embrião deve se implantar.

No dia da transferência o médico do casal conversará sobre os embriões e quantos embriões ele sugere transferir, mas a desisão final será sempre do casal.  Nesse procedimento pode-se levar um acompanhante, desde que siga as instruções de não usar nada como perfumes e cremes com cheiros.

Imagem Vivitá

Já no centro cirúrgico, a mulher será coloca em posição ginecológica e higienizada. Geralmente o médico conta com a ajuda de outro médico para o ultrassom do útero realizado na região pélvica, abaixo da barriga. O médico do casal primeiramente fará um teste com o catéter guia, para observar se o catéter passará pelo canal do colo do útero. Após esse procedimento o embriologista carregará o catéter com os embriões e levará para o médico injete devagar os embriões dentro do útero da mulher. Pronto!

Após a transferência a mulher manterá a utilização da progesterona que iniciou no dia da punção até o Beta-hcg. O exame do beta será realizado 14 dias após a punção. O importante é saber que a anciedade pode alterar o organismo da mulher, portanto fique tranquila tentando pensar em outros assuntos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Transferência Embrionária

  1. Pingback: 10% das mulheres sofrem de depressão durante o processo de estimulação ovariana para FIV, diz estudo « Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida para Pacientes

  2. Pingback: Produção Independente, como se faz? | Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida para Pacientes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s