Livro aos Filhos de Reprodução Assistida

PSICÓLOGA KÁTIA STRAUBE LANÇA LIVRO “LAB – O PLANETA QUE FABRICAVA BEBÊS” PARA EXPLICAR A REPRODUÇÃO ASSISTIDA AOS PEQUENOS LEITORES

Acaba de chegas às livrarias o livro Lab – O Planeta que Fabricava Bebês, escrito pela psicóloga Kátia Straube. A missão da obra é explicar o conceito de reprodução, com mais foco à assistida, para os leitores mirins.

A ideia pioneira no país surgiu quando a psicóloga preparava dissertação de mestrado, em 2005. “Estava em um curso na Argentina sobre a infertilidade com uma amiga, quando nos veio à cabeça escrever o livro”, conta. “Mas depois acabamos fazendo escolhas diferentes e acabei fazendo sozinha”.

Ainda no desenvolvimento do mestrado, a psicóloga percebeu que teria público ao conversar com casais que tiveram filhos a partir de técnicas de reprodução assistida. “A maioria das pessoas não tinha comentado com os filhos, que tinham entre 5 e 10 anos, o assunto porque não sabia como fazer, o quê falar”, relata. “É uma preocupação similar ao da adoção, no caso dos pais que precisaram de doação de material genético. Eles têm medo que as crianças queiram procurar os pais biológicos”.

Foi nesse contexto que Kátia criou Lab – O Planeta que Fabricava Bebês, a história sobre um lugar em que os mais velhos perceberam que as pessoas mais novas estavam tristes por não conseguir ter filhos. Então os anciãos decidem ajudar e se reúnem para incentivar os cientistas a pesquisar; eles topam e acabam criando as técnicas de reprodução assistida.

A obra é uma dica para os pais que têm receio de explicar o conceito aos pequenos. “Meu conselho é que os pais abordem o assunto naturalmente, porque assim os pequenos encararão o assunto da mesma forma”, sugere. “A obra é minha contribuição para os pais que precisam desse auxílio”.

Revista Pais e Filhos

Anúncios

Um pensamento sobre “Livro aos Filhos de Reprodução Assistida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s