Alimentação e Fertilidade

Dificuldades ovulatórias são responsáveis por um quarto ou mais de todos os casos de infertilidade, e a boa nova é que existem formas de favorecer ovulações regulares por meio da dieta e de modificações no estilo de vida. O Nurses’ Health Study, estudo de longa duração envolvendo 18.555 mulheres enfermeiras de Boston, comparou os padrões dietéticos e o estilo de vida das mulheres que engravidaram normalmente com os das que apresentaram dificuldades ovulatórias, com resultados surpreendentes. Entre outras informações, ficou evidente que a quantidade de carboidrato ingerido diariamente não afeta a fertilidade, mas a qualidade deles pode, sim, interferir.

Assim, em vez de se consumir muito carboidrato de digestão rápida, como pão branco, batata e refrigerantes com açúcar, recomenda-se a ingestão das versões de digestão lenta, presentes em alimentos ricos em fibra, como grãos integrais, feijão, vegetais e frutas, que aumentam as chances de gravidez. A ingestão de gorduras poliinsaturadas e ferro na dieta também favorece a ovulação regular, ao contrário do consumo de gorduras trans, que dificultam a ovulação. Acredita-se que as gorduras insaturadas aumentem a fertilidade por diminuírem a resistência à ação da insulina nos tecidos, além de agirem como antiinflamatórios naturais, exatamente o oposto da ação das gorduras trans.

Outro passo para melhorar as ovulações é ingerir mais proteínas de origem vegetal e menos proteínas de origem animal. O consumo de peixe ou ovos não influenciou o ritmo das ovulações, mas adicionar uma porção diária de feijão e lentilhas, tofu, derivados de soja, nozes, amendoins e castanhas ofereceu mais proteção contra distúrbios na ovulação. O consumo de leite integral e derivados – iogurte integral, queijo cottage e sorvete – também se revelou favorável para a ovulação, enquanto que leite desnatado e produtos com menos gordura têm efeito contrário. De fato, leite integral e sorvete foram considerados os alimentos com o maior efeito benéfico entre todos, enquanto frozen yogurt, iogurte desnatado e sorbet foram os maiores contribuintes para a infertilidade anovulatória. Assim, mulheres com problemas ovulatórios que pretendem engravidar devem pensar no clássico sundae (sorvete de creme com molho de chocolate, chantilly e farofa crocante), duas vezes por semana, como uma dieta saudável para favorecer a gravidez.

O estudo também revelou que manter o peso adequado à altura aumenta as chances de engravidar. O índice de massa corpórea entre 20 e 24 foi considerado a “zona de fertilidade”, sendo que mulheres com sobrepeso devem perder de 5% a 10% do peso para aumentarem suas possibilidades de gravidez. Praticar exercícios físicos amplia a janela de oportunidades para engravidar. Para mulheres com peso adequado, basta manter 30 minutos por dia de caminhada, por exemplo. Se estiver acima do peso, entretanto, será necessário exercitar-se por uma hora ou mais. O ideal é manter atividade aeróbica alternada com exercícios de alongamentos e de força muscular. Ficou claro que a atividade física regular e
vigorosa não só não prejudica o processo de ovulação como o favorece. Os efeitos benéficos são decorrentes do aumento da sensibilidade à insulina, da redução da taxa de açúcar no sangue, da pressão arterial e dos níveis de colesterol provocados pela redução da gordura corporal. A conclusão principal foi que adotar uma dieta planejada, consumir leite integral e derivados, tomar sorvete com regularidade, manter o peso adequado e exercitar-se por 30 minutos em dias alternados parece ser uma boa opção para dar uma mãozinha à natureza se o objetivo for conceber um bebê.

Vale muito a tentativa! Boa Sorte!

Revista Crescer

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