Por que devemos tomar Ácido Fólico para Engravidar?

O ácido folíco é uma vitamina do complexo B essencial para a multiplicação celular, ou seja, para a formação do embrião-feto.

Em especial entre a segunda e quarta semana ocorre o desenvolvimento do sistema de tubo neural (fechamento-dobramento). O tubo neural é uma estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e medula espinhal através de moléculas sinalizadoras.

A incidência de má formação neste sistema é de 0,2-0,4%, sendo a segunda causa de morte perinatal, por malformações como espinha bífida e anencefalia (ausência de cérebro). O uso de ácido fólico diminui de 50-70% essas má formações que podem acontecer.

Aconselha-se a utilização de ácido fólico 2-3 meses antes de iniciar as tentativas. O motivo é que geralmente as mulheres descobrem a gravidez  no primeiro-segundo mês e neste período a fase de desenvolvimento do tubo neural já passou. Por isso a importância da  administração antes deste tempo.

Existem alimentos que possuem ácido fólico, mas a sua quantidade é pequena, ainda mais se esses alimentos forem cozidos em água. São eles: aspargos, feijão, alface, espinafre, arroz, brócolis, fígado, gema de ovo, etc.

Existe então a necessidade de ingerir cápsulas de ácido fólico para que a proporção mãe-embrião-feto sejam adequada.

Então antes de iniciar as tentativas da gravidez faça sua Consulta Pré-Natal para aprender mais como cuidar de você e do futuro bebê. O ácido fólico é um dos componentes indispensáveis para a gravidez saudável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s