Aplicação da Medicação para Estimulação Ovariana – Caneta Gonal-F

crianca-segurando-ursinho-de-pelucia-55431Os procedimentos de reprodução humana assistida na maioria ou em quase 100% das vezes são acompanhados da Estimulação Ovariana Controla.

Esse processo imita a indução natural do ciclo menstrual da mulher, mas com o objetivo de adquirir mais folículos ou seja mais oócitos maduros (óvulos), afim de que o sucesso da gravidez seja alcançado.

Para as estimulações ovarianas, são necessárias medicações utilizando FSH e LH para que o crescimento dos folículos seja completo.

A quantidade  de medicação, pode variar com a idade e o perfil da paciente. As enfermeiras e os médicos são responsáveis em orientar sobre  a aplicação das medicações e como se deve proceder.

A quantidade será sempre expressa em Unidades Internacionais (UI).

Aplicação de Gonal F (r-hFSH):

A caneta tem uma escala  com confirmação visual que permite saber a dose precisa, reduzindo a chance de erros de dosagem. Os efeitos colaterais podem incluir dor de cabeça e dor abdominal. O armazenamento deve ser feito em geladeira de 2º a 8º Celsius. Não congelar a medicação. Não se deve tomar doses duplas para compensar possíveis doses perdidas, deve-se sempre questionar o médico especialista para a melhor indicação.

Gonal-F Pen

Caneta azul CLARO são pré-abastecidas para entregar um total de 300UI

Caneta azul ESCURO são pré-abastecidos para entrega um total de  450UI

Caneta VERMELHA são pré-abastecidas para entregar um total de 900UI

 

Caneta Demonstrativo

1.) Tampa Caneta Externa

2.) Capa Externa Agulha de Aplicação

3.) Lacre de Segurança da Capa Externa

4.) Capa Interna da Agulha

5.) Agulha da Seringa Removível

6.) Ponta para Rosquear a Agulha

7.) Suporte do Reservatório

8.) Êmbolo do Pistão

9.) Seta de Dosagem

10.) Controle de Dosagem a ser selecionada (Números Pretos)

11.) Controle da Aplicação da Dosagem (Linhas Vermelhas, Medidas)

12.) Gatilho (Botão  para Injeção)

Esquematização (Demonstrativo):

Para iniciar, lave bem as mãos,  retire a tampa da caneta (1) e limpe a ponta rosqueada (6) com algodão embebido em álcool.

Pegue um único conjunto (2, 3, 4 e 5) que é a agulha de injeção, retire o lacre de segurança da Capa Externa (3). Rosqueie a Agulha (conjunto 2, 4 e 5) na ponta rosqueada (6), girando no sentido horário até que esteja bem fixada.

Método caneta 1

A CANETA DEVE SER TESTADA ANTES DO USO, SOMENTE NA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO (processo cuidadoso, verificar com a enfermagem da clínica, as orientações que devem ser seguidas). 

Ajuste a dosagem pré-determinada pelo seu médico.  Gire a escala preta (10). A dosagem escolhida deve estar alinhada com a seta preta indicadora (9). Após a posição da dose estar correta, puxar o gatilho (12). Atenção, uma vez que o gatilho for puxado a dose não poderá ser mudada para aquela aplicação. Após puxar o gatilho a dose poderá ser confirmada novamente através das linhas vermelha (11) que aparece no gatilho (12). O gatilho deverá ser puxado até o final, isso determinará a dosagem dentro da caneta.

Verificar se os Itens (9), (10) e (11) estão alinhados.

Método caneta 2

Se for utilizada a mesma dose nos dias seguintes,  a caneta poderá ser deixada na mesma posição para a injeção seguinte.


Para a aplicação, escolher o local da injeção de acordo com a orientação do médico. Limpe o local escolhido com algodão embebido em álcool. Retire a capa externa da agulha (2) e a capa interna da agulha (4), Insira a agulha na pele em um ângulo de 90º e pressione completamente o gatilho (12), mantendo pressionado por uns 10 segundos, isto assegura que a dose completa foi injetada. As linhas vermelhas (11) devem desaparecer, isto garante que a dose foi inserida inteiramente.

Método caneta 3

Uma agulha (conjunto 2,3,4 e 5) para cada aplicação (dia). Para retirar a agulha segure o suporte do reservatório (7) firmemente, recoloque a capa externa da agulha de aplicação (2) cuidadosamente.  Desconectar a agulha, girando-a no sentido anti-horário. Recolocar a tampa da caneta externa (1).

A próxima dosagem será no dia seguinte, o ideal é fazer uma tabelinha para acompanhar as aplicação e as dosagens dia a dia. Bom tratamento!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s