Assisted Hatching

AHA capacidade de desenvolvimento e implantação no útero de um embrião está relacionada a qualidade proveniente dos gametas feminino (óvulo) e masculino (espermatozoide), bem como a qualidade peculiar interna, genética e citoplasmática das células do embrião.
Alguns embriões normais com potencial total de desenvolvimento, têm dificuldade com a implantação no momento do hatching, ou seja, no momento da saída dele de dentro da camada de orientação, proteção e nutrição, chamada de zona pelúcida, com destino a parede do fundo do útero.

A zona pelúcida é estruturalmente e funcionalmente importante  durante a fertilização e implantação. É composta por glicoproteínas, carboidratos e proteínas (ZPs), ajudando na ligação, indução da reação acrossômica e promoção da fusão do espermatozoide ao óvulo. Ajuda também no bloqueio da poliespermia (entrada de mais de 1 espermatozoide no óvulo), previne que as células do embrião se disperse e ajuda no transporte do óvulo/embrião pelas tubas uterinas. Também evita o contato da célula com outras células (epiteliais, leucócitos, etc…). Ela é essencial no desenvolvimento inicial do embrião, principalmente na compactação, uma vez compactado, a zona pelúcida não será mais essencial. Essa zona pelúcia naturalmente pode endurecer e ficar mais rígida, para assegurar a proteção do embrião a agentes externos.

Esse processo de abertura pode ser feito no laboratório artificialmente, através da perfuração da zona pelúcida por um laser, chamada assisted hatching (AH). A técnica pode ser utilizada em casos especiais como, mulheres com idade avançada, embriões descongelados, falha repedidas de implantação e óvulos com zona pelúcida (ZP) espessa. A técnica também é utilizada para a realização da biopsia embrionária, onde é realizada a perfuração da ZP para a retirada de células para estudo genético.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s